Jardins sobre gravilha para diminuir o consumo de água

»
»
Jardins sobre gravilha para diminuir o consumo de água

Reduzir o consumo de água é um objetivo que todos deveríamos abraçar, não só por questões financeiras mas, sobretudo, por questões ambientais.

A escassez de recursos, nomeadamente de água potável, deve ser uma das preocupações a ter em conta quando criamos um jardim. É imperioso implementar soluções para diminuir o consumo de água nos espaços verdes. Uma delas são os jardins sobre gravilha.

Como é que os jardins sobre gravilha contribuem para reduzir o consumo de água?

O uso de gravilha permite reter o calor e a humidade, além de proteger a estrutura do próprio solo. Ou seja, a cobertura vai evitar a perda de água no solo, reduzindo os efeitos que as elevadas temperaturas e o vento têm sobre as plantas e sobre o terreno.

Ao utilizar uma cobertura de gravilha está a proteger o terreno face às condições atmosféricas mais extremas, evitando o encharcamento no inverno e o endurecimento nos meses de calor.

Assim, os jardins sobre gravilha não necessitam de tanta rega no verão e fornecem uma proteção suplementar às raízes contra o frio do inverno.

As outras vantagens dos jardins sobre gravilha

Além de diminuir o consumo de água, a utilização de gravilha nos jardins tem os seguintes benefícios:

  • A utilização de gravilha permite criar e definir ambientes com design extremamente interessante;
  • Os jardins sobre gravilha não requerem tanta manutenção. Afinal, não é preciso regar nem cortar como acontece num jardim com relva, por exemplo;
  • Por exigirem menos manutenção e gastarem menos água, têm custos inferiores quando comparados com os jardins tradicionais;
  • Ao diminuir a luz que chega à superfície do terreno, a gravilha contribui para inibir o crescimento de ervas daninhas.
  • Mulch – o método associado aos jardins sobre gravilha
  • Este método, nascido nos anos 50 do século passado, nos EUA, consiste em cobrir o solo em redor das plantas, por forma a protegê-las do frio e do calor.

Os principais objetivos do mulch passam por evitar a perda de água na superfície, reter a humidade no solo, diminuir as ervas daninhas e proteger o solo e as plantas contra a erosão.

O mulch pode recorrer a diferentes tipos de materiais, sejam orgânicos como estrume, folhas ou composto, ou inorgânicos como areia, plástico ou gravilha.

Como aplicar uma cobertura de gravilha?

Para que consiga retirar todo o partido do seu jardim sobre gravilha, deve seguir os seguintes passos:

  • Limpe cuidadosamente o terreno, procurando eliminar todas as ervas daninhas existentes;
  • Com o recurso a uma enxada, areje a terra, deixando-a solta;
  • Regue o terreno sem o encharcar, apenas o suficiente para que a terra fique com alguma humidade;
  • Coloque uma camada de 5 a 10 cm de espessura de gravilha. Para que a cobertura fique mais nivelada, pode aplicar a gravilha sobre uma grelha de pvc ou, sobre uma tela geotêxtil para reforçar o controle das infestantes.

E agora que já conhece as vantagens dos jardins sobre gravilha, contacte-nos caso precise de ajuda para criar um espaço verde fantástico, belo e que lhe permite diminuir o consumo de água.

Etiquetas:

por: Karine Moreau

Karine Moreau é uma arquiteta paisagista luso-francesa que, depois de se ter formado numa das melhores escolas da especialidade em França, estabeleceu-se em Portugal, mais precisamente em Sintra, para desenvolver a sua atividade profissional. Apaixonada pela natureza, pelo paisagismo e pelo urbanismo, coloca todo o seu profissionalismo e paixão ao serviço dos seus clientes – sejam particulares, empresas ou entidades públicas – por forma a criar espaços verdes que contribuem para uma melhor qualidade de vida.