A importância do levantamento topográfico

levantamento topográfico como base do projeto de arquitetura paisagista

Ao longo do meu percurso enquanto arquiteta paisagista tenho tido os mais diversos desafios. Um dos mais comuns passa pelo desconhecimento que o público em geral tem em relação à importância do levantamento topográfico como base do projeto de arquitetura paisagista.

O papel do levantamento topográfico como base do projeto de arquitetura paisagista

Imagine que pretende fazer um bolo pela primeira vez mas que a receita não traz as quantidades nem os ingredientes descriminados na totalidade. Provavelmente o resultado não seria o melhor, mesmo que o pasteleiro já tenha experiência.

Pois bem, é exatamente isso que acontece ao desenvolver um projeto paisagístico sem ter como base um levantamento do terreno existente ,preciso e correto, onde ele vai ser implementado.

Para perceber melhor o que pretendo dizer, há que esclarecer o que é um levantamento topográfico.

Conceito de levantamento topográfico

Um levantamento topográfico consiste na localização e mapeamento de todas as características de um terreno. Através dele obtemos os limites e as medidas corretas e percebemos a forma, a configuração e todos os restantes traços tridimensionais do espaço.

O levantamento topográfico pode também incluir elementos naturais como linhas de água, árvores ou rochas de grandes dimensões, e elementos artificiais como edifícios, muros, estradas ou caminhos.

Na verdade, e recorrendo a termos um pouco mais técnicos, um levantamento topográfico é a representação planimétrica ou altimétrica, i.é. em carta ou planta dos pontos notáveis, dos acidentes geográficos e de todos os pormenores de relevo de um terreno.

a-importancia-do-levantamento-topografico.jpg

O porquê do levantamento topográfico como base do projeto paisagístico

Tendo em conta a definição de levantamento topográfico, não é difícil perceber o porquê deste ser um ponto de partida essencial para o desenvolvimento de um projeto paisagístico. Afinal, como é possível delinear o melhor projeto para um determinado espaço, capaz de aproveitar ao máximo as suas potencialidades, se não temos como base de trabalho as medidas corretas nem as características de relevo e de envolvência exatas?

Na Paisageiro queremos sempre entregar o projeto que melhor sirva as necessidades dos nossos clientes. Para o fazermos, à semelhança do que acontece com o pasteleiro do exemplo mencionado, precisamos de conhecer a fundo os nossos ingredientes que, no nosso caso, são todas as características relevantes existentes do terreno existente a transformar.

Espero que com este texto tenha contribuído para esclarecer a importância do levantamento topográfico como base do projeto paisagístico. Caso ainda tenha alguma dúvida, não hesite em nos contactar.

Etiquetas:
TOPO